Que os insetos são atraídos pela luz é um fato conhecido, mas qual o tipo de iluminação que mais os atrai e por que isso ocorre?

Isso nada mais é que uma reação ao estímulo da luz conhecida por fototropismo positivo. Ocorre com os chamados insetos fotossensíveis, que são naturalmente atraídos por ondas curtas, as quais possuem uma frequência menor, como é o caso da luz ultravioleta e a azul.

Diferente de nós, os insetos conseguem enxergar a faixa de luz contida no comprimento da onda emitida pela iluminação UV-A. Este tipo emana um comprimento entre 300 e 400 nanômetros, enquanto nós só conseguimos visualizar frequências entre 400 e 700 nanômetros.

Imagem 02 1

Como os insetos sempre utilizaram a luz do luar para se guiarem durante a noite, com o passar dos anos e a evolução, isso passou a se tornar instintivo, portanto simplesmente seguem a iluminação “sem pensar”.

Por ter se tornado um reflexo inconsciente dos insetos, a iluminação UV-A vem sendo utilizada como forma de eliminar essa praga urbana em estabelecimentos, residências, indústrias, hospitais, etc. 

Estudos realizados já comprovaram que “a atração de culicídeos em teste de campo revelou que as lâmpadas fluorescentes foram significativamente mais atrativas que as incandescentes.” (BARGHINI; URBINATTI e NATAL, 2004).

Imagem 01

E quais são os denominados insetos fotossensíveis mais propícios a esta atratividade? Se enquadram nesta classe, moscas (doméstica, varejeira, da fruta e do chifre), mosquitos, marimbondos, mariposas, besouros, traças dos grãos (Ephestia), cupins na fase alada, aleluia e outros.

As armadilhas luminosas da UL BRASIL empregam este método para o controle de moscas e demais insetos fotossensíveis. Eles são atraídos pela iluminação UV-A e, ao baterem no Protetor de Lâmpadas (PETG), caem e ficam grudados em uma placa adesiva, morrendo por estresse.

post blog ul

REFERÊNCIAS:

BARGHINI, Alessandro; Paulo R. URBINATTI; NATAL, Delsio. Atração de mosquitos (Diptera: Culicidae) por lâmpadas incandescentes e fluorescentes. 2004. Disponível aqui. Acesso em 19 de Janeiro de 2021.

REDAÇÃO. POR QUE A LUZ ATRAI INSETOS VOADORES?:Porque os insetos noturnos se orientam pela luz lunar para voar e retornar a seu habitat. Quando encontram uma luz artificial, eles se confundem e mudam a direção de vôo. 2016. Disponível aqui. Acesso em 19 de Janeiro de 2021.

PATRÍCIA, Karla. Porque os insetos são atraídos pela lâmpada?. 2010. Disponível aqui. Acesso em 19 de Janeiro de 2021.

HELERBROCK, Rafael. Espectro Eletromagnético. Disponível em aqui. Acesso em 19 de Janeiro de 2021.

Compartilhar: